terça-feira, 26 de julho de 2011

Pode Comemorar. Osasco Ganhou Sua Universidade Federal.


Aparentemente, a notícia não tem nada a ver com Jales, mas ela demonstra que, quando se tem um prefeito competente e leal com seus companheiros de partido, é possível conseguir muita coisa. Quando o deputado João Paulo Cunha(PT) ocupava a presidência da Câmara Federal, ele deixou Brasília, numa sexta-feira, e veio direto prá Jales dar apoio à candidatura de Humberto Parini. A mesma coisa fez o deputado Arlindo Chinaglia(PT), na campanha para a reeleição de Parini. E o que ambos receberam em troca, nas eleições de 2010? Receberam um passa-moleque do prefeito, que preferiu apoiar o Valdemar da Costa Neto(nem me lembro do partido dele!). 

Dizem que João Paulo e Arlindo – com justa razão - não ficaram nem um pouco satisfeitos com o papelão do nosso prefeito. E não custa lembrar que o deputado Devanir Ribeiro(PT) - outro que ajudou bastante ao  prefeito Parini e também foi vítima do passa-moleque - nunca mais deu o ar de sua graça por aqui, apesar de ter vindo à vizinha Fernandópolis umas duas ou três vezes. Também pudera, em Jales ele teve exatos 131 votos (que vergonha, hein prefeito?), enquanto em Fernandópolis recebeu o voto de quase 3.000 eleitores. Mas vamos à notícia, extraída do site do deputado João Paulo:

O campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na cidade de Osasco foi inaugurado na tarde de sexta-feira, 27 de maio. A cerimônia contou com a presença do ministro da Educação, Fernando Haddad; do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara; do prefeito do município,Emidio de Souza; do secretário de Educação Superior, Luiz Cláudio Costa; e do reitor da Unifesp, Walter Albertoni, entre outras autoridades.
 
 “Hoje é um dia especial não só para mim, mas para a cidade de Osasco. Oficialmente está inaugurado o campus da Universidade Federal com quatro cursos, 320 alunos oriundos de Osasco e de vários cantos do Brasil. Um ensino de qualidade e gratuito oferecido aqui na cidade. Nenhum país consegue pensar no seu futuro se não investir na educação e preparar sua juventude. A cidade e o Brasil estão de parabéns, em particular o ex-presidente Lula, que conduziu o Brasil nos últimos oito anos e foi o grande responsável por essa expansão do ensino superior”, comentou João Paulo.
  
O campus Osasco está em funcionamento desde o dia 14 de março, com turmas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia e Relações Internacionais. Desde 2005, quando o Governo Federal anunciou o plano de expansão do ensino superior, o prefeito Emidio iniciou as tratativas, em Brasília, para que Osasco ganhasse um campus. Em todas as audiências, primeiro no MEC e depois no Ministério da Defesa (para tratar da compra do terreno para o campus), prefeito sempre contou com o apoio do deputado João Paulo.
  
O campus de Osasco é o 6º da Unifesp, instituição que foi considerada, em 2010, pelo MEC, a melhor universidade pública do Brasil. E, logo em seu primeiro vestibular, já registrou números recordes. Ao todo, os quatro cursos tiveram 15.704 inscritos. Além disso, o de Administração foi o mais concorrido entre todos os oferecidos pela Unifesp por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com 4.866 inscritos para 40 vagas.
  
Para o deputado João Paulo, a inauguração do campus representa o desfecho de uma luta, a concretização de um sonho que contou com muitos braços para virar realidade. “O ministro Fernando Haddad, desde as primeiras reuniões que fizemos, foi muito receptivo à ideia de trazer um campus para cá. Junto com o prefeito Emidio, também me empenhei nesse sentido e hoje nosso sonho tornou-se realidade. Tenho certeza de que a população de Osasco e os alunos estão felizes”, disse o deputado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Versiculo Biblico