terça-feira, 10 de abril de 2012

Projeto em Nova Almeida na Serra (ES) poderá ganhar aeroporto internacional


Promessa de novo aeroporto no Espírito Santo; desta vez em Nova Almeida

Tiago Félix
Rádio CBN Vitória (93,5 FM)
A Região Metropolitana de Vitória pode ganhar um novo aeroporto que daria suporte ao atual Aeroporto Eurico Salles, segundo um projeto básico apresentado pela prefeitura da Serra à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O aeroporto poderá ser construído na região de Planalto de Nova Almeida, interior da Serra. Porém, ainda não há qualquer data para o início das obras.

Inicialmente, o projeto básico contemplava apenas um Aeroporto de Cargas. Mas a Infraero sugeriu outra proposta. "Nós estamos com a proposta cargueiro. Portanto, nos sugeriram a possibilidade de implantar o Aeroporto Industrial. Eles querem que preparamos também um Aeroporto Seco, posteriormente um Aeroportos Industrial, não sendo mais cargueiro. Para o futuro, um Aeroporto de Passageiro. Esse seria um aeroporto complementar ao Aeroporto de Vitória, que está em fase de expansão", explica o prefeito Sérgio Vidigal. 
foto: Divulgação
Projeto de como será o aeroporto da Serra
Projeto de como será o aeroporto da Serra

No dia 8 de março, o prefeito foi à Brasília e apresentou o projeto ao presidente da estatal, Gustavo do Vale, e a seus diretores de operação e financeiro. Nesta segunda-feira (09), o diretor geral da Infraero Geraldo Moreira Neves esteve em Vitória e conversou com Vidigal.
OUÇA A NOTÍCIA
Geraldo pediu que o prefeito não divulgasse muito sobre o empreendimento. Mas Vidigal adiantou que o aeroporto pode operar com voos internacionais para Miami, nos Estados Unidos, e Madri, na Espanha. Antes será feito um estudo para identificar se existe um fluxo intenso para o exterior. "Eu não posso dizer se o Estado tem demanda de voos internacionais. Mas a extensão da pista é maior que o Aeroporto de Vitória. 3 mil metros. Está preparado para ser aeroporto internacional", frisa Vidigal.

O prefeito disse que ainda que vai precisar de fazer parceria com o Governo do Estado para ajudar nas negociações. Ele pretende conversar com o governador Renato Casagrande nos próximos dias. Vidigal vai pedir apoio também a bancada federal em Brasília.

"Pedimos que fizéssemos um convênio entre Infraero, prefeitura e Governo do Estado, para garantir a não ocupação da área do entorno, que é muito estratégica e perto do litoral. Nós precisamos de ter certeza da implantação do futuro aeroporto para tomarmos essas decisões. Inclusive, alterando o Plano Diretor Municipal (PDM) do nosso município".

A Infraero pediu que seja tomada algumas providências, como garantir não somente a área da implantação, mas o entorno com a possível expansão. Hoje a área está ocupada pela Fibria. O prefeito disse que isso não é problema, já que a empresa não tem interesse em receber desapropriação. "A Fibria deixou muito claro, para ela o importante não é receber desapropriação, mas um outro terreno do mesmo tamanho, para que ela possa continuar produzindo. A grande vantagem dessa desapropriação é que não tem muitos proprietários: 95% é de um único dono, o que facilita muito a negociação".

Prefeitura e Infraero terão outra reunião até o final do mês para fechar detalhes sobre o projeto.

2 comentários:

  1. PARABENIZO A DEPUTADA PELA PROPOSTA, POIS O ESTADO DO ESPIRITO SANTO SE ENCONTRA EM UMA NOVA FASE DE DESENVOLVIMENTO. ESPERO QUE A ABRANGENCIA DO PROJETO VA ALEM DE UM PORTO AEROMODAL, E ABRANGE A AREA DE LOGISTICA COMO UM TODO.
    LUCAS SEABRA
    61-9844-2111

    ResponderExcluir
  2. alquem sabe em que lugar exato vai ficar o aeroporto ?

    ResponderExcluir

Versiculo Biblico