quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bebês que tomam só leite materno até 6 meses têm melhor imunidade


Especialistas em todo o mundo já recomendam que bebês sejam alimentados somente com leite materno pelo menos durante os seis primeiros meses de vida

gazeta online

Bebês alimentados exclusivamente com leite materno até os seis meses de idade ganham proteção extra contra infecções, dizem estudos.O efeito observado independe de fatores como acesso à saúde e programas de vacinação, eles explicam.

Segundo os especialistas da Universidade de Creta, o segredo estaria na composição do leite materno. As conclusões do estudo, que envolveu pouco mais de 900 bebês vacinados, foram publicadas na revista científica Archives of Diseases in Childhood.

Leia outras notícias no Vida Saudável

Visite o Blog Verão Saudável e emagreça com saúde

A equipe ressalta, no entanto, que o benefício só ocorre quando o bebê é alimentado com leite da mãe apenas. Ou seja, acrescentar fórmulas ao leite materno não produz o mesmo efeito. Especialistas em todo o mundo já recomendam que bebês sejam alimentados somente com leite materno pelo menos durante os seis primeiros meses de vida.

Estudo

Os pesquisadores gregos monitoraram a saúde de 926 bebês durante 12 meses, registrando quaisquer infecções ocorridas em seu primeiro ano de vida. Entre as infecções registradas estavam doenças respiratórias, do ouvido e candidíase oral (sapinho). Os recém-nascidos receberam todas as vacinas de rotina e tinham acesso a tratamentos de saúde de alto nível.

Quase dois terços das mães amamentaram seus filhos durante o primeiro mês, mas o número caiu para menos de um quinto (menos de 20%) seis meses depois. Apenas 91 bebês foram alimentados exclusivamente com o leite da mãe durante os seis primeiros meses.

Os pesquisadores constataram que esse grupo apresentou menos infecções comuns durante seu primeiro ano de vida do que os bebês que foram parcialmente amamentados ou não amamentados. E as infecções que os bebês contraíram foram menos severas, mesmo levando-se em conta outros fatores que podem influenciar os riscos de infecção, como número de irmãos e exposição à fumaça de cigarro.

O leite materno contém anticorpos recebidos da mãe, assim como outros fatores imunológicos e nutricionais que ajudam o bebê a se defender de infecções.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Por que as mulheres são tão inteligentes?


Ou melhor, por que as mulheres são mais inteligentes que os homens? É uma pergunta que me faço há 20 anos, desde o dia em que tive uma revelação. Ao contrário de tudo o que minha família, a escola, os meios de comunicação e a sociedade haviam me ensinado (ou me levado a acreditar), constatei que pertencia ao sexo fraco. As mulheres não só eram mais inteligentes... ELAS SÃO O SEXO FORTE! Naquele dia, acho que tinha 21 anos, entrei em depressão. Lembro da minha vontade de não sair do quarto. Como faria para enfrentar e sobreviver naquele novo mundo infestado de feras com ar de sereias que me aguardava na porta da rua? Precisei de um mês para me recompor, um mês para abandonar minha visão adolescente, machista e chauvinista do mundo, e tentar começar a enxergá-lo sob a lente correta. Eu tinha perdido a fantasia de predador, membro de um gênero dominante. Mas me recusava – e ainda me recuso! – a virar presa.
As mulheres são mais inteligentes que os homens. Tenho certeza que a maioria delas concorda com esta afirmação - assim como a imensa maioria dos homens jamais o fará. Intuitivamente, as mulheres sabem que são mais espertas. Afinal, não são elas que se queixam dos homens como sendo seres “muito básicos”, “simplistas”, grossos, incapazes de realizar diversas tarefas ao mesmo tempo, enquanto elas precisam (e conseguem) se dividir entre o trabalho, os filhos e o casamento? A inteligência feminina salta aos olhos. Só não vê quem não quer. Ela é perceptível na mais tenra infância. As meninas andam antes - e tiram a fralda primeiro.
Há dois traços definidores da espécie humana: a razão e a fala. Pois bem, as meninas aprendem a falar mais cedo (e, depois que aprendem, não param mais). E quanto à razão? “As mulheres aprendem mais rápido,” me disse ontem uma amiga. “Elas são mais práticas em resolver problemas.” Ao ouvir sua resposta, disse: “Você sabia que acabou de me dar uma definição bastante precisa de inteligência?”. Segundo o“Mainstream Science on Intelligence”, um documento publicado por um grupo de acadêmicos no The Wall Street Journal, em 1994, inteligência é “uma capacidade mental bastante geral que, entre outras coisas, envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender idéias complexas, aprender rápido e aprender com a experiência”.
Lembro de uma conversa com um professor da USP, quando ele constatou com indisfarçável pesar: “Na graduação, quase todos os melhores alunos são mulheres. Elas são também a maioria entre os ingressantes da pós-graduação. Mas a maior parte dos que defendem teses são homens. Muitas alunas trocam a pós pela maternidade.” As mulheres são mais inteligentes. Não importa quantos gênios da humanidade, todos eles homens, se enumere, a inteligência da média das mulheres será sempre maior que a da média dos homens.
A maioria dos homens jamais enxergará (ou admitirá) que ocupa um pedestal inexistente. A reação masculina é natural. Somos criados acreditando que existe um sexo forte – o nosso. Logo, por que acreditar que a realidade é exatamente oposta? Razões não faltam. Mulheres têm maior resistência à dor (ver meu filho nascer foi emocionante. E também didático. Percebi que homem algum sobreviveria a um parto). Também é ponto pacífico entre os médicos que as mulheres são mais saudáveis. Afinal, elas vivem mais, não vivem? Homens morrem mais cedo.
Por séculos, a longevidade feminina foi explicada como decorrência da sua aparente “fragilidade”. Como exemplares do sexo forte, os homens sempre se expuseram às tarefas que exigem força física e envolvem riscos, como lutar na guerra. Este mito acabou. Com o avanço da medicina e a elevação da expectativa de vida, foi ficando claro que, mantidas as mesmas condições de acesso aos serviços de saneamento, saúde e prevenção, as mulheres continuam sobrevivendo aos homens. A razão estaria na constituição genética feminina. Sob a ótica da sobrevivência da espécie, as mulheres (que nascem com cerca de 400 óvulos) são indispensáveis. Já os homens, que produzem mais de 100 milhões de espermatozóides por dia, são absolutamente descartáveis.
“Por que as mulheres são tão inteligentes? O efeito do QI maternal sobre a mortalidade infantil pode ser um fator evolutivo relevante” é o título de um interessante artigo da revista Medical Hypotheses. A questão que se coloca não é saber por que as mulheres são tão inteligentes, mas de que forma a seleção natural favoreceu o aumento da inteligência entre as fêmeas da espécie Homo sapiens – que bem poderia ser chamada Mulier sapiens (do latim mulier)?
Os autores pertencem a uma corrente da antropologia chamada Psicologia Evolutiva – com a qual não concordo. Para tentar explicar a evolução do comportamento humano, os psicólogos evolutivos partem de um cenário que é resultado de mais de um século de descobertas arqueológicas e antropológicas. A espécie humana evoluiu na África há mais de 200 mil anos e lá permaneceu confinada até 50 mil anos atrás. Durante aqueles 150 mil anos, o Homo sapiens aprendeu a falar e aperfeiçoou seus métodos de caça até se tornar o mais eficiente predador do planeta. Só então, há 50 mil anos, nossos ancestrais saíram do berço africano para povoar o planeta. Há 10 mil anos, inventamos a agricultura e criamos as primeiras cidades.
Segundo os psicólogos evolutivos, nenhum dos quase 7 bilhões de seres humanos evoluiu para viver em cidades numa civilização global. Não houve tempo para nossa espécie se adaptar às mudanças tecnológica provocadas desde a invenção da agricultura. O comportamento humano foi forjado naqueles 150 milênios de isolamento africano, numa luta diária pela sobrevivência. Naquelas circunstâncias, dizem os autores, mulheres mais rápidas para resolver problemas e se adaptar às restrições do meio ambiente, encontrando comida, água e abrigo durante uma seca, por exemplo, teriam mais chance de garantir a sobrevivência dos filhos. Já as mulheres menos espertas teriam desaparecido sem deixar descendentes.
A seleção natural favoreceu a sobrevivência de mulheres mais inteligentes. Elas também procuravam casar com homens mais inteligentes, aqueles que poderiam assegurar a sobrevivência dos filhos. E estes, por hereditariedade, também eram inteligentes. Ao longo de milhares de gerações, defendem os autores, a inteligência feminina, mas não a masculina – somos descartáveis, lembram-se? – se tornou um traço dominante da nossa espécie. Hoje, tudo mudou. Numa civilização tecnológica não há pressão ambiental para selecionar a sobrevivência das mulheres mais inteligentes. Mas elas ainda o são.
Toda esta história faz sentido, mas a mim não convence. Os psicólogos evolutivos são deterministas demais para o meu gosto. Defendem suas teses com um fervor ideológico. Sou ateu, portanto avesso a quaisquer formas de fé ou ideologia. Defendo a teoria da evolução, e graças a ela me sinto irmanado com todas as formas de vida na Terra. Mas não acho que, mesmo inconscientemente, eu seja um caçador africano. É verdade que sou básico, às vezes meio grosso (sim, meninas, vocês têm razão), e posso ser violento. Mas definitivamente eu não sou um caçador africano. Sou um jornalista científico e um pesquisador da história da ciência. Minha formação acadêmica me leva a duvidar de qualquer afirmação científica que não possa ser testável ou reproduzida, como é o caso. Obviamente, não se pode manter um bando de gente no meio do mato por gerações para verificar se, de fato, as moças espertas prevalecerão.
É nestas horas que a formação humanista faz a diferença. Sim, as mulheres são mais inteligentes. Para mim, não se trata de ciência, mas de um fato. Para entender este belo mistério, prefiro continuar com a explicação que descobri há vários anos. Seu autor é o filósofo dinamarquês Søren Kierkegaard (1813-1855).
Kierkegaard é o filósofo do amor, um eterno apaixonado pelas mulheres. Ele dedicou a maior parte da sua obra ao desejo e à sedução. Há um livrinho intitulado O banquete ou In vino veritas (“no vinho, a verdade”, seu título original, em latim). É uma paródia do famoso Banquete de Platão, onde Sócrates e uma roda de amigos, inebriados pelo vinho após uma ceia, resolvem fazer um elogio ao belo. No caso de Kierkegaard, quatro amigos fazem um almoço no campo. Enlevados pelo vinho, decidem fazer um elogio à mulher. Cada um toma a palavra. O último, e o mais sábio, encerra o discurso. O pequeno trecho que selecionei abaixo sintetiza tudo. Grande Kierkegaard. Ele sabia das coisas. 
“No principio havia só um sexo; dizem os gregos que era o sexo masculino. Dotado de faculdades magníficas, era uma criatura admirável em que se reviam os deuses; os dons eram tão grandes que aconteceu aos deuses o mesmo que por vezes acontece aos poetas que gastaram todas as forças nas criações de uma obra: tiveram inveja do homem. O pior é que tiveram receio dele; temeram que ele não estivesse disposto a aceitar de bom grado o jugo divino; tiveram medo, embora sem razão para isso, que o homem chegasse a abalar o céu. Haviam feito surgir uma força nova que lhes parecia ser indomável. A inquietação e a perplexidade dominavam então no concílio dos deuses. Mostraram-se primeiro de uma generosidade pródiga ao criarem o homem; mas agora tinham de recorrer aos meios mais violentos para legítima defesa. Os deuses pensavam que o seu poderio estava em perigo, e que não podiam voltar atrás, como um poeta que renegue sua obra. O homem já não poderia ser dominado pela força, porque se o pudesse ser, os deuses teriam facilmente resolvido o problema; e era isso precisamente o que lhes causava desespero. Era preciso cativá-lo pela fraqueza, por um poder mais fraco e mais forte do que ele, capaz de subjugá-lo. Que poder espantoso e que poder contraditório não havia de ser! A necessidade também ensina os deuses a transcenderem os limites do engenho. Pensaram, meditaram, encontraram. A nova potência foi a mulher, maravilha da criação, que aos próprios olhos dos deuses era superior ao homem; e os deuses, ingênuos e contentes, mutuamente se felicitaram pela nova invenção. Que mais poderei eu dizer em louvor da mulher? A mulher foi tida capaz de fazer o que parecia impossível aos deuses; além disso, a verdade é que desempenhou admiravelmente o seu papel; que maravilha não deve ser a mulher para conseguir tais fins! Tal foi a astúcia dos deuses. A encantadora foi dotada de uma natureza enganadora; mal encantou o homem, logo se transformou, envolvendo-o entre todas as dificuldades do mundo finito; era isso mesmo o que os deuses queriam. Que seria possível imaginar de mais fino, de mais atraente, de mais arrebatador, do que este subterfúgio dos deuses que querem salvaguardar um império, do que este processo para seduzir o homem? Tal é a realidade; a mulher é a sedução mais poderosa do céu e da terra. Comparado a ela, homem é um ente muito imperfeito.”

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sangue: doação de vida





Você já viveu a experiência de receber uma doação de sangue? Ou mesmo já teve que apelar para a solidariedade dos amigos e parentes em busca de uma doação para um ente querido? Parece que estas são as duas únicas oportunidades de convivermos pessoalmente com uma situação que é bem mais séria para centenas de pessoas que convivem com esta realidade e às vezes de maneira bem mais freqüente. Não vejo como dissociar esta prática de uma demonstração de fé e solidariedade, e que nos conduz à responsabilidade de sermos instrumentos de conscientização e envolvimento do povo nesta luta pela vida. O sangue que é hoje doado estará em seis meses completamente restituído para uma nova doação. É o ciclo da vida renovando-se e correndo em nossas veias. 

Sempre que menciono este assunto, lembro-me da maior doação realizada em prol de toda humanidade. Pois fomos receptores da graça contida no sangue de Jesus Cristo, que foi derramado por cada um de nós. E por qual motivo Jesus morreu em uma cruz? De que valeu o seu sacrifício? Precisamos responder estas questões com a preocupação de não limitarmos este episódio a um mero fato histórico e percebemos que esta “doação de sangue” foi decretada por Deus para salvação do homem. Infelizmente, há muitos que ainda acham que Deus necessita disputar poder com demônios, encostos e outros inimigos cabendo ao homem fazer valer por meio de sua fé e de “suas ofertas” a vitória e libertação para uma vida feliz e próspera. Se assim fosse, qual a razão da cruz? E qual o motivo do sangue derramado?
 
É lamentável a situação de escassez de doadores em que se encontra o Hemoba, necessitando de uma grande campanha de mobilização que incentive e conscientize o povo a fazer desta prática um ato de fé e solidariedade. Ser um doador de sangue é sentir-se abençoado por Deus pela dádiva da saúde, podendo contribuir para a manutenção da vida de centenas de pessoas que necessitam de uma doação. Gostaria de aproveitar esta reflexão para sugerir que os órgãos competentes do Estado promovam, neste final de ano, projetos do tipo “seu sangue é show”, em que os doadores receberiam ingressos para teatros e shows. E que o Hemoba busque as igrejas de todas as confissões e credos para que, envolvidas em uma campanha anual de doação “sangue, saúde e salvação”, recebam uma espécie de selo solidário de participação na campanha. Precisamos envolver toda a sociedade civil neste objetivo para que, em breve, não vejamos os hospitais do Estado em uma situação de “sangue zero”.
 
Desejo me colocar à disposição para que algumas destas iniciativas possam ser concretizadas, e peço aos queridos leitores que reflitam na realidade irrefutável de que foi por todos nós “hemofílicos espirituais” que Jesus derramou seu precioso sangue, e isto precisa servir de inspiração para que sejamos seus instrumentos na salvação de outras vidas. Façamos desta prática uma oportunidade de transmitir a verdade espiritual contida no sangue do cordeiro. “E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo e nação”. (Apc.5:9).

Elvis Kleiber F. de Carvalho
Pastor da Igreja Congregacional da Federação (Salvador-BA)
e-mail: elviskleiber@ig.com.br 

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Curiosidades que você pode saber





1. O nome completo do Pato Donald é Donald Fauntleroy Duck.

2. Em 1987, as linhas aéreas americanas economizaram US$ 40.000 eliminando uma azeitona de cada salada.

3. Uma girafa pode limpar suas próprias orelhas com a língua.

4. Milhões de árvores no mundo são plantadas acidentalmente por esquilos que enterram nozes e não se lembram onde as esconderam.

5. Comer uma maçã é mais eficiente que tomar café para se manter acordado.

6. As formigas se espreguiçam pela manhã quando acordam.

7. As escovas de dente azuis são mais usadas que as vermelhas.

8. O porco é o único animal que se queima com o sol além do homem.

9. Só um alimento não se deteriora: o mel.

10. Os golfinhos dormem com um olho aberto. 

11. Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.

12. As unhas das mãos crescem aproximadamente quatro vezes mais rápido que as unhas do pés.

13. O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.

14. Os destros vivem, em média, nove anos mais que os canhotos.

15. O "quack" de um pato não produz eco, e ninguém sabe porquê.

16. O músculo mais potente do corpo humano é a língua.

17. É impossível espirrar com os olhos abertos.

18. Uma gota de óleo torna 25 litros de água imprópria para o consumo.

19. Os chipanzés e os golfinhos são os únicos animais capazes de se reconhecer na frente de um espelho.

20. Rir durante o dia faz com que você durma melhor à noite.

21. 40% dos telespectadores do Jornal Nacional dão boa-noite ao William Bonner no final do programa.

Aí vem mais.... 

a.. Que é impossível lamber o próprio cotovelo.

b.. Os camarões têm o coração alojado na cabeça.

c.. Um estudo abrangendo cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registrou um único caso em que uma avestruz fosse vista enfiando a cabeça na areia.

d.. Se você espirrar com muita força, pode partir uma costela.

e.. Se você tentar impedir que um espirro seja expelido, pode morrer ao causar a ruptura de uma veia no cérebro ou na nuca.

f.. Se mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro é possível que eles saiam das órbitas.

g.. O isqueiro foi inventado antes do fósforo.

h.. 35% das pessoas que utilizam os anúncios em jornais à procura de companhia já são casadas.

i.. Ao longo da vida cada pessoa engole durante o sono, em média, cerca de 70 insetos e 10 aracnídeos.

j.. 95% das pessoas que lêem este artigo tentam lamber o cotovelo... 

PARE DE RIR....

VOCÊ TENTOU LAMBER O COTOVELO QUE EU SEI...

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Olhos Da Abelha – Uma Visão Incrível




Elas São Muito Interessantes De Serem Estudadas.

As Abelhas São Conhecidas Como Insetos. Na Ciência Elas São Chamadas De Artrópodes. Esta Palavra É A Junção De Duas Palavras Da Língua Dos Gregos Antigos: Arthros, Que Significa “Articulado” E Podos Que Signifca “Patas”. Portanto, Um Dos Significados De Artrópodo É “Pés Com Articulações”.

Embora As Abelhas Sejam Muito Conhecidas Pelo Mel Que Elas Produzem, Pouco Se Fala Sobre O Que A Ciência Tem Aprendido Delas.

Por Exemplo, Você Sabiam Que O Olho Da Abelha É Muito Diferente Do Nosso?

Os Cientistas Descobriram Que A Visão Das Abelhas É Muito Mais Complexa Do Que Se Pensava.

Veja Só Este Exemplo.

A Televisão Mostra Aproximadamente 30 Imagens Diferentes Por Segundo. Porque O Olho Humano Não Consegue Distinguir Mais Do Que Isso, A Impressão Que Você Tem Ao Assistir Televisão É Que As Coisas Estão Se Movimentando. Mas Cada Imagem É Como Uma Fotografia. Cada Imagem Da Televisão Pode Ser Considerada Como Um Flash De Luz.

O Olho Da Abelha É Um Olho Composto. Isto Significa Que Ele É Formado Por Aproximadamente 6.300 Pequenos Receptores De Luz Hexagonais, Chamado De Omatídeos.

Através Desses Pequenos Receptores, As Abelhas Conseguem Distinguir Até 300 Flashes De Luz Por Segundo! Lembre-Se Que Nós, Seres Humanos Distinguimos Aproximadamente 30 Por Segundo. Isto Faz Com Que Elas, Mesmo Voando Rapidamente, Consigam Distinguir Cores E Formas, Como Flores, Árvores E Pessoas.

Toda A Informação Recebida Pelos Olhos De Uma Abelha, É Enviada Para Um Pequeno Cérebro Com Cerca De 1 Milhão De Neurônios, Aproximadamente 0,01% Do Número De Neurônios Do Nosso Cérebro (0,01% É Igual A Um Décimo De Um Milésimo Da Quantidade De Neurônios Do Cérebro Humano).



Isto Tudo É Algo Fascinante E Também Muito Intrigante. Coisas Complexas Como Olhos E Cérebros Não São Produzidos Por Processos Aleatóreos E Espontâneos Como A Teoria Da Evolução Propõe. Seria Como Dizer Que Computadores E Câmeras Digitais Aparecem Sem Que Hajam Engenheiros Para Projetá-Los E Construí-Los. Isto Não Faria Nenhum Sentido!

O Que Dizer Dos Olhos E Do Cérebro De Uma Abelha?

Da Próxima Vez Que Uma Abelha Passar Voando Perto De Você, Lembre-Se De Que Ela Foi Inteirinha Projetada Para Fazer Coisas E Achar Coisas Que As Nossas Máquinas E Computadores Mais Sofisticados Não Conseguem Fazer, Usando Uma Visão E Um Cérebro Que A Verdadeira Ciência Sabe Que Não Teriam Aparecido Pelos Processos Da Evolução, Mas Sim Pelo Design Inteligente De Um Criador.



Louvado Seja Nosso Senhor E Criador

Pb Valdir Oliveira

O Cachorro, o Macaco e o Tigre


Um cachorrinho, perdido na selva, vê um tigre correndo em sua direção.


Pensa rápido, vê uns ossos no chão e se põe a mordê-los.

Então, quando o tigre está a ponto de atacá-lo, o cachorrinho diz:

- Ah, que delícia este tigre que acabo de comer!

O tigre pára bruscamente e sai apavorado correndo do cachorrinho, e no caminho vai pensando: "Que cachorro bravo! Por pouco não come a mim

também!"

Um macaco, que havia visto a cena, sai correndo atrás do tigre e conta como ele havia sido enganado. O tigre, furioso, diz:

- Cachorro maldito! Vai me pagar!

O cachorrinho vê que o tigre vem atrás dele de novo e desta vez traz o macaco montado em suas costas. "Ah, macaco traidor! O que faço agora?", pensou o cachorrinho.

Em vez de sair correndo, ele ficou de costas, como se não estivesse vendo nada. Quando o tigre está a ponto de atacá-lo de novo, o cachorrinho diz:

- Macaco preguiçoso!

Faz meia hora que eu o mandei me trazer um outro tigre e ele ainda não voltou!





"EM MOMENTOS DE CRISE, SÓ A IMAGINAÇÃO É MAIS IMPORTANTE QUE O CONHECIMENTO."

domingo, 19 de setembro de 2010

As manchetes deste domingo



- Globo: Projeto que pune tráfico de influência parou no Planalto

- Folha: Dilma diz que não sabia de esquema na Casa Civil

- Estadão: Diretor dos Correios monta esquema no transporte aéreo

- Correio: Eleitor desencantado com a política no DF

- Jornal do Commercio: Caixas viram alvo fácil

- Zero Hora: Lobby perpetua escândalos no poder federal

- Veja: A alegria do polvo

- Época: O dinheiro que dá em árvores

- IstoÉ: Exclusivo: “Foi uma traição”

- IstoÉ Dinheiro: Por que o real forte é bom para a economia

- CartaCapital: Exclusivo: Aécio deixará o PSDB

- Exame: A Superpetrobras

Fonte: http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/

Motivação

“Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Deus está no meio dela; não se abalará. Deus a ajudará, já ao romper da manhã. Salmo 46: 2,5.”

Os projetos e desejos humanos geralmente são guiados por motivações. Neste viés configura-se duas realidades bem distinta entre si: primeiro é ter motivação, a segunda é ser motivado. 
A motivação pode ser definida como aquele estado de espírito em que os pensamentos,emoções e vontades são canalizados para um fim proposto, exigindo para isto tradição histórica bem fundamentada, para não ser “levado pelo vento”, que consequentemente se reverterá em desanimo, frustração e desequilíbrio. É algo muito pessoal, ainda que externamente pode ser influenciado, a motivação necessita ser desejada.
Ter e ser são duas realidades distintas e as vezes conflituosas que geram tensões entre aquilo que se deseja ou o ideal que se almeja com a realidade que se esta vivendo. No campo espiritual é aquilo que recebemos como promessa de Deus, e, a concretização dessas promessas na vida real diante dos problemas, dificuldades e os stress do dia-a-dia. Provavelmente não temos capacidades de evitar as crises, por isto precisamos de mais alguém nos ajudando nestes momentos: Deus. Jesus nos adverte e ao mesmo tempo nos entusiasma com palavras de fé e coragem “tende bom ânimo”, “porque sois tão tímidos”, quando forem perseguidos, regozijai e alegrai”.O crente desinteressado ou permanentemente desmotivado é um desafio comum a liderança da Igreja. Como lidar com ele sem removê-lo da comunidade? 
Se entendermos que a motivação é um processo e não um evento isolado, teríamos mais condições de motivar os nossos liderados a permanecerem fieis, e não sair por ai “correndo atrás do vento”. 
Entendo que há momentos que desejamos desistir de tudo, de sumir, morrer, sei lá, principalmente naqueles momentos quando somos questionados, quando nossos projetos são frustrados e colocado em cheque o ministério, a vida cristã, o trabalho realizado, os estudos, etc. Em meio a essas lutas, as pessoas se desencorajam, ficam deprimidas, e perdem toda a esperança da vida.
Alegra pois o teu coração e busque o desejo motivacional para concretizar os seus sonhos. Deus estará contigo e jamais te deixará. Confie em Deus e verás proezas em sua vida.

PENSE: "Mesmo as noites totalmente sem estrelas podem anunciar a aurora de uma grande realização" Martin Luther King

ORE: Senhor! Tú és a grande motivação da minha vida. Em Ti seguro estou, e ainda que a terra estremeça, Tú me sustentarás e me guiarás. Na angustia clamo a Ti, e Tú tem me socorrido, restaurado a minha vida e enchido os meus dias de alegria. Em nome de Jesus. Amém!


Ashbell Simonton Rédua

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Livro ensina como se alimentar em cada época do ano



Na primavera prefira mamão, melão, melancia, rabanete, batata doce e coco verde. Veja que alimentos são indicados para o verão, outono, inverno e primavera

PATRÍCIA SCALZER - DA REDAÇÃO MULTIMÍDIA

foto: Divulgação
Livro O Sabor das estações
Ilustração da capa do livro "O Sabor das estações"

Frutas, verduras e legumes que são colhidos e consumidos na safra têm maior concentração de nutrientes. É o que diz o livro "O Sabor das Estações", que traz 30 receitas indicadas para cada época do ano. Alimentos próprios de cada época do ano chegam ao consumidor por preços mais baixos e têm maior durabilidade.

De acordo com a nutricionista, Maria Tereza Casulli, uma das integrantes da equipe que criou as receitas do livro, alimentos da safra contém menos agrotóxicos. "Para descobrir se a fruta ou verdura é da safra o ideal é consultar uma tabela. Outra dica é ver o preço e a quantidade disponível para venda", revela.

A nutricionista também ressalta que cada faixa etária tem necessidades específicas de nutrientes. "Crianças na fase de crescimento têm muito apetite e precisa de proteínas e calorias em grande quantidade, já os idosos precisam de uma porção menor de calorias", esclarece.  

O livro, produzido pela Fundação Mokita Okada (FMO), apresenta tabelas que mostram as diferenças de produção de frutas, legumes e verduras de acordo com a estação e região do país. Além de dicas para preservar a saúde e informações sobre a importância de praticar atividades físicas.

Estações

Para aproveitar os alimentos da primavera, que começa na próxima quarta-feira (22), o livro traz sugestões de receitas como yakisoba, sopa dourada, suco de laranja e torta sanduíche. Receitas como salmão ao molho de maracujá e medalhão de frango ao molho de laranja são algumas das sugestões apresentadas para o verão. No outono, o espaguete com pesto de rúcula, geleia de hortelã, pão de mel de páscoa e bolo de abóbora com chocolate e nozes são indicados para curtir a estação.  Já no inverno, tortilha de peixe, pão indiano recheado e tortinha de morango são opções bem nutritivas.

Frutas e verduras
Veja o que comer em cada estação do ano 

Primavera - mamão, melão, melancia, laranja, abóbora, mostarda, repolho, abobrinha, ervilha, tomate, rabanete, batata doce, coco verde e morango.

Verão - Alho, abóbora jacaré, maracujá, maxixe, milho verde, pimenta, quiabo, ameixa, limão, manga espada, pêssego e uva.

Outono - berinjela, jiló, rúcula, hortelã, nozes, batata baroa, inhame, aipim, acerola, banana maçã, caqui, goiaba, graviola e maçã.

Inverno - abóbora japonesa, cará, tomate cereja, rabanete, jenipapo, morango, laranja lima, limão galego, maracujá, tangerina ponkan, kiwi, e pera importada.
O livro "O Sabor das estações" foi elaborado pelo grupo de nutricionistas, culinaristas e engenheiros de alimentos do setor de Saúde/Alimentação Natural da FMO. O livro  já está disponível na loja virtual da FMO, por R$ 20. Lembrando que a maioria das receitas são feitas com alimentos orgânicos.
Aprenda algumas receitas
Sopa  Dourada

Ingredientes 
250g Peito de frango cozido sem osso
100g Macarrão cabelo-de-anjo
4 cebolas picadas em cubos
1 copo de suco de laranja
1 xícara de leite de soja
1 colher de sopa de amido de arroz
sal, alho e gengibre ralado a gosto

Preparo
Despeje em uma panela 3 litros de água e acrescente sal e alho. Cozinhe o peito de frango nesta água e desfie.
Em uma panela, refogue a cebola e o alho com um fio de óleo. Junte a cenoura picada em cubos e acrescente o caldo de frango. Ferva até a cenoura amolecer. Retire do fogo e espere esfriar um pouco. Bata a cenoura no liquidificador até ficar cremosa e leve ao fogo até ferver. Dissolva o amido de arroz no leite e incorpore à sopa, mexendo sempre até engrossar. Junte o macarrão e deixe cozinhar. Tempere com gengibre. Acrescente o suco de laranja e sirva com uma colher de sopa de frango desfiado.

Rende 16 porções de 300ml.

Suco de laranja gaseificado
Ingredientes
1 litro de água gelada
3 cenouras orgânicas
2 limões
¼ de casca de laranja (sem a parte branca)
Açúcar a gosto

Preparo
Bata a cenoura com a água no liquidificador. Coe e reserve o resíduo. Volte o suco para o liquidificador e acrescente o suco de limão e a casca de laranja. Use o resíduo da cenoura para preparar com arroz, em refogados ou em sopas. Se preferir, use água com gás.

Geleia de hortelã
Ingredientes
70g de hortelã picada
3 maçãs descascadas
5 colheres de sopa de azeite de oliva
1 xícara de chá de açúcar orgânico
1 xícara de água

Preparo
colocar no liquidificador a hortelã e as maçãs. Bater até obter um purê e despejar numa panela. Adicionar o azeite, o açúcar e 1 xícara de chá de água. Leve ao fogo. Quando levantar fervura, reduza o calor. Tampe a panela e cozinhe por mais 20 minutos até obter uma geleia. Acondicione em um pote de vidro.

sábado, 4 de setembro de 2010

Alimentação inadequada e o comportamento infantil

Todos nós conhecemos crianças que são bagunceiras, inquietas e extremamente agitadas. Muitas vezes esse tipo de criança passa a ser vista na escola como uma “criança problema” ou como portadora do “TDAH” (Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), o que muitas vezes pode acarretar uma série de problemas tanto na percepção dos professores sobre a criança como nas possibilidades de tratamento. Uma vez que esse excesso de energia e falta de foco nem sempre revele um transtorno real.



Uma pesquisa coordenada por Jim Stevenson e demais pesquisadores da Universidade de Southampton, localizada no Reino Unido, investigou cerca de 152 crianças de 3 anos e 144 de 8 anos de idade da seguinte forma: durante 6 semanas elas não ingeriram nenhum alimento com aditivos. Depois desse período as crianças foram divididas em dois grupos, um consumia diariamente sucos com corantes produzidos a partir do benzoato de sódio e o segundo grupo consumiu o mesmo tipo de suco, com exceção do corante. Entretanto, é válido lembrar que os dois tipos de suco tinham sabor e aparência muito próxima.



Entre esses períodos de observação notou-se que as crianças do grupo que haviam ingerido o suco com o corante manifestaram comportamentos típicos de crianças portadoras de TDAH, diferentemente das que não beberam. Então poderíamos dizer que a alimentação é fundamental para a formação dos comportamentos.
Fonte: http://www.folhavitoria.com.br/site/?target=coluna&cid=102

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

A corrida do salmão


"Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei." - Mateus 11:28
O salmão fascina-me. Em cada mês de Agosto percorro algumas milhas para o norte da minha casa em Idaho e observo estes peixes a realizarem as últimas fases da viagem na sua corrida para a desova nos bancos de areia nas margens do Lago Creek. Penso sempre na longa viagem que eles fizeram.
Alguns meses antes eles deixam o Oceano Pacífico e começam o seu curso subindo o rio Columbia até ao rio Snake, depois subindo até à bifurcação principal do Rio Salmon com o East Fork até chegar ao Rio de Secesh atingindo o Lago Creek - mais de 1100 kms.
Conduzidos pelo instinto, eles nadam contra as correntes, sobem quedas de água, e rodeiam represas hidroeléctricas. Apesar das águias, ursos, e muitos outros predadores, eles lutam para alcançar o seu local ancestral de desova para aí porem os seus ovos.
A sua viagem faz-me lembrar a viagem humana. Nós também temos um instinto para regressar a casa. "Existe na mente humana, e na verdade por instinto natural, um senso de Deidade," disse João Calvino. Nascemos e vivemos com o propósito expresso de conhecer e amar a Deus. Ele é a fonte da nossa vida, e os nossos corações estão inquietos até que nos cheguemos a Ele.
Estás inquieto hoje, dirigido pelo descontentamento e ansiando aquele efusivo "algo mais?" Jesus Cristo é a fonte da satisfação de tudo o que tu procuras. Vem a Ele hoje e encontra descanso para a tua alma (Mateus 11:28).

OS NOSSOS CORAÇÕES ESTÃO INQUIETOS ATÉ QUE ENCONTREM O SEU DESCANSO EM CRISTO.

Fonte: Nosso Pão Diário
David Roper

Versiculo Biblico