domingo, 25 de julho de 2010
Quanto Vale um Bom Nome
Anos atrás, nos Estados Unidos, a suspeita de envenenamento por um medicamento contra dor largamente consumido causou pânico em toda a nação. A indústria farmacêutica fabricante do produto assumiu inteira responsabilidade e imediatamente lidou com o problema, gastando grandes somas de dinheiro no processo. Os executivos da empresa estavam determinados a fazer o que era correto, não importando os custos.
Embora não fosse esse o objetivo, a reação imediata e honesta da empresa trouxe resultados positivos. A integridade com que agiram nessa difícil situação resultou no desenvolvimento e fortalecimento de sua credibilidade, contribuindo para a escolha da empresa como a de melhor reputação em 2001, segundo o "Wall Street Journal", respeitado jornal de negócios.
É interessante comparar essa empresa com outra que aparece no fim da lista do mesmo jornal, por ordem de "reputação". Essa última, fabricante de pneus, também passou por uma crise relacionada com pneus defeituosos que causaram acidentes com vítimas fatais. Ao contrário da outra, seus executivos escolheram fazer jogo e lançar culpa em todas as direções. Foi atribuída a todo o mundo menos ao verdadeiro acusado. Processos legais levaram anos e mesmo tendo feito acordos financeiros, as vítimas e seus familiares continuaram abrigando sentimentos hostis contra a empresa.
Em sua opinião, qual foi a abordagem correta? Aceitar a própria culpa e agir prontamente para fazer as reparações necessárias, na medida do possível, ou passar a "batata quente" para outros, recusando-se a assumir a própria responsabilidade e acusando todo mundo, exceto os verdadeiros culpados?
Na Bíblia, o livro de Provérbios 22.1 proclama: "A boa reputação vale mais que grandes riquezas; desfrutar de boa estima vale mais que prata e ouro." Quando o valor de uma empresa é estimado, a avaliação recai sobre fatores como ativos, passivos, produtividade e participação de mercado. Como seria possível valorizar algo tão intangível quanto uma boa reputação?
A verdade é que uma boa reputação não tem preço. Embora extremamente difícil de se conquistar, perde-se com muita facilidade. O mesmo se aplica a indivíduos. Uma pessoa pode passar toda a carreira ? o tempo de toda uma vida ? trabalhando para construir sólida reputação, bom nome com integridade, honestidade, sinceridade, imparcialidade e altruísmo. E tudo isso pode ser destruído em um instante, por uma mentira, uma transigência com a ética, uma decisão irracional ou um ato imoral.
Uma vez manchado, não há dinheiro capaz de restaurar o bom e respeitado nome de uma empresa ou de uma pessoa. Somos lembrados por Provérbios 25.9-10: "Procure resolver sua causa diretamente com o seu próximo, e não revele o segredo de outra pessoa, caso contrário, quem o ouvir poderá recriminá-lo, e você jamais perderá sua má reputação."
Rick Boxx
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o homem é feito dakilo q conquista
ResponderExcluirde seu carater
seus principios
e nada vale mis q um boa conduta perante todos
sociedade e Deus
bjim guria
Lauriete,como você citou em seu texto,uma boa reputação perante a si mesmo e aos outros não há dinheiro no mundo que pague.
ResponderExcluirbjos
Lauriete, não entendi (será mesmo?!)o porquê de vc postar sua biografia no site "Púlpito Cristão", contando toda sua trajetória e seus feitos, sendo que o espaço para comentários é para o vídeo postado.
ResponderExcluirEntendo como marketing pessoal (Politicagem Pura), já que o endereço de seu blog com propaganda política é postado no final de seu comentário.
Irmã, por favor, esse tipo de atitude não combina nem um pouco com modéstia cristã.
Me desculpe por usar esse espaço da mesma forma que vc, mas não encontrei nenhum endereço de correspondência eletrônica para fazê-lo.
Em Cristo, e no espírito dos profetas que confrontavam as intenções do coração,
Franklin